NOH

O coletivo NOH é formado por skatistas, artistas e arquitetos que pensam, criam e constroem.

Entendemos o papel da adaptação no skate, qualidade que transformou as piscinas vazias da Califórnia e segue transformando as ruas do mundo em plataformas de expressão corporal, diversão e crítica arquitetônica. Sabemos que os melhores lugares do mundo para andar de skate não foram projetados com esse fim e, em grande parte, são obras de arquitetos e escultores, não de skatistas.

Os locais especialmente construídos para a prática do skate, no geral, são simplificações das infinitas possibilidades encontradas no meio urbano, geralmente com pouca preocupação estética e expressiva. Portanto, é natural que, por mais que os skatistas utilizem esses locais, as ruas sigam como objetivo final das grandes manobras. Tanto é que, nos vídeos e revistas de skate mais populares do mundo, o meio urbano predomina.

Nesse contexto, como skatistas, queremos andar de skate em espaços que nos desafiem e que sejam tão bonitos e interessantes quanto as mais celebradas obras arquitetônicas e esculturas do planeta. Como arquitetos e artistas, percebemos os locais especialmente construídos para a prática do skate como excelentes oportunidades para a experimentação, expressão e integração com toda a sociedade.

O coletivo NOH nasceu apostando na colaboração entre skatistas e não-skatistas. Inspirados pelo aspecto aleatório que proporcionou o surgimento de oásis e paraísos urbanos do skate, como o Vale do Anhangabaú, em São Paulo, ou Barcelona inteira, nosso grupo só tem a ganhar com as idéias de seus integrantes que não entendem de skate. São idéias que um skatista não teria, mas que resultam em desafios e possibilidades tão gratificantes quanto as que surgem do processo “natural” de urbanização.

Por outro lado, são pequenos detalhes que separam o obstáculo perfeito para o skate (que pode se vencido de infinitas maneiras) do obstáculo que simplesmente não funciona para o skatista. Nesses ajustes é imprescindível o conhecimento e intimidade com o skate, ou seja, o olhar dos integrantes do NOH que são skatistas. Nossa lógica de trabalho não é sempre essa e, às vezes, os papéis se invertem, mas esse foi o ponto de partida.

Buscamos ampliar esse espírito de colaboração multidisciplinar para além de nosso grupo, trabalhando em conjunto com outros skatistas, artistas e arquitetos. Estamos prontos para fazer nós mesmos, mas adoramos fazer com os outros. Também estamos prontos para trabalhar a partir de lixo ou de milhões de dólares, criando de esculturas a praças e cidades, contanto que, para todos e sempre, seja permitido andar de skate sobre nossa obra.


o coletivo NOH é agenciado pela noz.art
tel (51) 9147 0359
www.noz.art.br